quarta-feira, 28 de abril de 2010

Friedrich Froebel (1782-1852)


Filho de Pastor Protestante, Friedrich Froebel nasceu em Oberweissbach. cidade da Alemanha.
Ficou órfão de mãe nove meses após seu nascimento e foi adotado por um tio.
Foi uma criança muito solitária e teve bastante contato com a natureza.
Em 1816 fundou sua primeira escola na Alemanha.
Nos últimos anos da Revolução Francesa, surgiu na Alemanha, França e Grã Bretanha um movimento chamado Romantismo.
E nesse contexto alguns educadores, entre eles Froebel, tiveram suas idéias alicerçadas sobre a infância, que passa a ser vista sob um novo ângulo.
Froebel foi o primeiro educador a perceber a infância como um período decisivo para a formação do homem e então, idealizou o Jardim da Infância que seria a escola destinada à menores de oito anos.
Essa denominação estava ligada ao fato de ser a criança, segundo Froebel, semelhante a uma planta que durante seus primeiros anos precisaria de cuidados especiais para que crescesse de forma saudável.

Kuhlmann Jr(1998)nos fala sobre a rotina no Jardim da Infância segundo Froebel da seguinte forma:
1. entrada: saudação, revisão, canto;
2.conversação ou linguagem;
3.atividade física: marcha, marcha cantada ou ginástica;
4.repouso;
5.atividade dirigida: os dons;
6.refeição: na classe;
7.recreio ou recreio no jardim;
8.trabalhos manuais: entrelaçamento, dobradura, modelagem, mosaico, tecelagem, ervilhas, discos, alinhavo e picado;
9.atividades dirigidas: cores, formação de palavras, cálculo com cubos;
10.música: cantos de entrada, canto geral, música;
11.brinquedo e jogos organizados;
12.desenhos;
13.pensamentos, méritos e cantos de despedida;
14.saída.


http://educacaodialogica.blogspot.com/2008/05/o-jogo-e-o-desenvolvimento-infantil-na.html

Um comentário:

Rita disse...

Oi, tbm sou professora, legal seu blog.

Quando tiver tempo da uma visita no meu.

http://dicasparaaulas.blogue.in/parceiros